No dia 7 de Julho, pela primeira vez na Madeira irá acontecer um Workshop de Danças Tradicionais Europeias das 14h às 19h, seguido de baile das 22h às 00h00.

As Danças Tradicionais Europeias têm origem em aldeias europeias onde as pessoas se juntam e expressam a sua cultura na forma da dança. São uma actividade em crescente expansão na Europa, uma vez que para além de promoverem a recuperação de um património ancestral riquíssimo, potenciam o diálogo intergerações e intercultural, contribuindo fortemente para o espirito comunitário das pessoas envolvidas.

Programa

Neste workshop, das 14h às 19h o programa consistirá em várias várias danças de círculo e a pares tais como:
Cercle Circense
Scottish
Chapaloise
Bourrée
Mazurka
Valsas assimétricas (3 tempos e 5 tempos)
Andro e Hanter-Dro
Surpresas (não, não é o nome de uma dança. São mesmo surpresas)

Das 22h00 às 00h00 (baile) os participantes terão oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o workshop. Haverá actividades para crianças em simultâneo.

Facilitador: Jonas Blasques.

Jonas Blasques começou o seu percurso nas Danças Tradicionais Europeias em 2000 na participação no Festival Andanças, o principal Festival de dança tradicional em Portugal. Desde ai todos os anos, volta ao Andanças para aprender. Dança também em Festivais Internacionais com especial menção do Festival Gennetines, em França, intitulado o “Grande Baile da Europa”.
Ensina pontualmente dança tradicional há vários anos e mantém sempre viva esta paixão por este tipo de dança.

Investimento: workshop – 10 euros, Baile – 4 euros. Inscrição obrigatória por email (os dados para pagamento serão enviados por email): transicaomadeira@gmail.com. Vagas limitadas!

Organização: Iniciativa de Transição da Madeira e Associação OUSEM

Apoios: Junta de Freguesia de São Martinho e Secretaria Regional de Educação

Advertisements