Estamos a realizar uma vez por mês encontros Permablitz na Madeira.

“Permablitzs são então eventos de permacultura gratuitos, abertos ao público, com oficinas gratuitas, comida partilhada, onde se pode fazer algum exercício e ter um tempo maravilhosamente bem passado em comunidade. Toda e qualquer pessoa pode participar num permablitz. Não é necessário conhecimentos prévios de permacultura e/ou agricultura. Antes de cada permablitz há geralmente uma pré-visita de um permacultor, ou alguém que possua conhecimentos de permacultura, de modo a fazer a organização prévia da actividade e dos materiais necessários.”

No passado dia 22 de Julho, um grupo de cerca de 20 pessoas deslocou-se até aos Canhas, uma casa particular, das 15h30 até às 18h30, para realizar uma cama elevada, limpeza de um terreno, realizar um canteiro de ervas aromáticas e ainda um círculo de bananeiras. Para os mais pequeninos (ou não! 😛 ) houve ainda actividades artísticas. No final, todos os participantes trouxeram um doce de abóbora caseiro realizado nesse dia!

Próximo dia 1 de Setembro acontece um novo Permablitz, desta vez na Escola de Ioga do Funchal em que algumas das actividades previstas são: realização de um compostor e cama capilar.

Inscrições devem ser realizadas através do email: permaculturamadeira@gmail.com. Este evento é aberto ao público em geral sendo que existem apenas 20 vagas.

Fica aqui o registo fotográfico de alguma das actividades realizadas no 2º Permablitz da Madeira, nos Canhas, no dia 22 de Julho.

(Limpeza de terreno – corte de ervas expontâneas e cobertura do solo)

(cama elevada – cobertura com feiteira e estilha)

(canteiro de ervas aromáticas: rearranjo, colocação de bilha de barro para humidificação lenta do terreno)

(Círculo de bananeiras – fase inicial)

(actividades artísticas para crianças – mural)

(Enquanto estávamos a trabalhar no jardim, o Picasso apareceu no nosso Permablitz!)

Anúncios