No último dia 28 de Julho, cerca de 20 pessoas deslocaram-se à Travessa do Ribeiro Francês – São Pedro, Santa Cruz, no âmbito do Projecto ‘Madeira Voluntária’, com o objectivo de intervir num vale completamente devastado pelos incêndios que deflagraram em Santa Cruz no mês de Julho. O lema deste projecto é o de organizar pessoas e meios para reconstruir as casas ardidas, recheá-las, recuperar hortas e jardins e prestar apoio psicológico e social “até que todos os que perderam a casa a tenham de volta”. Pretende-se ainda recuperar os terrenos afectados segundo alguns princípios de permacultura.

Desta forma, nesta primeira intervenção realizou-se:

1) Limpeza de terrenos – vidros, ferro, etc. Colocação do lixo em sacos de plástico na berma da vereda

2) Limpeza de entulho/remoção de material de 2 quartos de casa ardida (casa 1)

3) Recuperação de jardim (casa 2)

4) Colocação de plantas em cântaros (casa 3)

5) Corte de árvores, limpeza de terrenos

6) Realização de valas/curvas de nível para retenção das águas combate da erosão dos solos.

Nesta primeira intervenção verificou-se que é necessário consciencializar a população local para não deitar lixo nos terrenos adjacentes, estando previsto uma campanha de sensibilização.

É urgente cobrir os solos, se possível com feiteira, iniciar viveiros de plantas etc.

A próxima intervenção irá decorrer no próximo Domingo, dia 5 de Agosto, saída do Funchal às 14h30, término da intervenção às 18h00. Toda a ajuda é bem-vinda! Mais informações e inscrições por email: escolayogafunchal@gmail.com

Está previsto: continuação de remoção do lixo, limpeza dos terrenos (corte de ramos/cana-vieira), realização de valas e curvas de nível, apoio às casas afectadas, etc.

Solicita-se quem tiver plantas/flores que possa disponibilizar que as traga. Apesar de existirem carências de vária ordem e de maior prioridade, algumas senhoras residentes lamentam o fato de terem perdido todas as suas plantas e flores que cuidavam e estimavam e que enchiam de orgulho a entrada de suas casas. Se as pessoas tiverem algo florido ou verde para olharem no lugar de cinzas, trará concerteza um alento para a pouco e pouco irem recuperando as suas vidas.

Advertisements