No dia 05 de Agosto, 25 voluntários deslocaram-se a Santa Cruz no âmbito do Projecto ‘Madeira Voluntária’ de forma a dar continuidade à campanha de limpeza, recuperação de terrenos e apoio a casas afectadas pelos incêndios (em-accao-nas-zonas-afectadas-pelos-incendios). Voluntários lado-a-lado com a população local removeram entulho de casas, limparam terrenos e recolheram lixo/destroços do vale da Travessa do Ribeiro Francês.

Há imenso por fazer, limpar, cuidar, mas quando um grupo de cidadãos colabora, auxilia e contribui na melhoria do nosso planeta, a mudança acontece!

Em menos de 3horas a quantidade de entulho e vidrão recolhida na zona encheu os contentores disponibilizados pela Câmara de Santa Cruz para esta campanha de limpeza.

Simultaneamente cortaram-se inúmeras cana-vieiras ardidas que cobriram os terrenos adjacentes, sendo agora necessário proceder à sua trituração para aplicação no solo/locais estratégicos.

De forma a eliminar a cana-vieira, uma vez que esta já começa a germinar nas áreas cortadas, procedeu-se à cobertura dos terrenos com geo-têxtil. Este deverá permanecer nas áreas com cana-vieira durante uns bons meses, de forma às canas morrerem e não voltarem a crescer. A ideia é esgotar toda a energia conservada nos rizomas, que desta forma irá para o solo em forma de húmus.

(Cobertura da cana-vieira com geo-têxtil – fase inicial)

Aos poucos e poucos, com a contribuição de todos, o cinzento das zonas afectadas pelos incêndios começam a ganhar cor e esperança!

(Primeiras plantinhas de abóbora a despontarem na cama capilar – a cobertura da cama ardeu completamente, mas as sementes de abóbora germinaram!)

A próxima intervenção será no dia 11 de Agosto (próximo sábado), saída do Funchal pelas 14h30 com término previsto às 18h30, para mais informações: escolayogafunchal@gmail.com

Nesta próxima intervenção está prevista a continuação de remoção do entulho das casas ardidas, recuperação de jardim particular com realização de espiral de plantas aromáticas, corte de cana-vieira na zona da ribeira (é urgente limpar as ribeiras antes das próximas chuvas), recolha de vidro/destroços, cobertura de solos com feiteira/giesta, etc.

Dia 8 de Agosto (próxima quarta-feira) iremos recolher feiteira/giesta para cobertura de solos. Quem desejar participar na recolha de feiteira/giesta entrar em contacto com: transicaomadeira@gmail.com).

Há muita coisa por fazer, o lema é ‘mãos-à-obra’ e se quiser participar é muito bem-vindo!

As sementes de mudança começam a espalhar-se (noticia.php?Seccao=14&id=222579&sup=0&sdata=) e esperamos que mais iniciativas semelhantes a esta, dinamizadas por cidadãos, sejam cada vez mais frequentes.

Anúncios