No último sábado os voluntários do projecto ‘Madeira Voluntária’ estiveram na Travessa do Ribeiro Francês essencialmente para efectuar a limpeza do Ribeiro (corte de cana-vieira, remoção de lixo…). Pelo meio, aproveitou-se para terminar a espiral de plantas aromáticas de uma casa vizinha, eliminar silvado, cortar árvores… trabalho nesta área não falta!

Apesar dos voluntários do projecto ‘Madeira Voluntária’ seguirem para a Ponta do Pargo, na Travessa do Ribeiro Francês irão continuar alguns membros do Grupo Madeira em Transição, com o objectivo de dar continuidade à recuperação desta área.

Aos poucos e poucos o efeito da limpeza e recuperação está a contagiar a comunidade local: sucedem-se os cortes de árvores ardidas, o cultivo dos terrenos, emprestam-se ferramentas, partilham-se experiências…

Iremos continuar os trabalhos (limpeza dos terrenos, trituração de cana-vieira, etc.) a partir de dia 28 de Agosto,  durante a semana, quem quiser participar é só escrever para: transicaomadeira@gmail.com)

Toda a informação relativamente ao projecto ‘Madeira Voluntária’ pode ser encontrado em: http://madeiravoluntaria.wordpress.com/. As próximas intervenções deste projecto em Agosto serão na Ponta do Pargo (terrenos agrícolas de casa particular) e em Setembro na zona de Gaula –  (casa particular e estufas).

Fica aqui um registo fotográfico de alguns trabalhos efectuados no último dia.

Limpeza da Ribeira

Detalhe ribeira antes da limpeza

Detalhe da ribeira depois da limpeza

Uma das áreas da ribeira após limpeza

Alguma da cana-vieira cortada

A sucata recolhida já tinha um carro à espera! As notícias da limpeza correram velozmente!…

A espiral de plantas no jardim de casa particular parcialmente ardida e palmeiras pequenas ao fundo – tivemos um grande donativo de plantas neste fim-de-semana!

Aos poucos o vale começa a ganhar vida!

(Foto tirada um mês depois dos incêndios)

Advertisements