Em Setembro decorrem inúmeras iniciativas de exibição de filmes fora das salas de cinema e dos círculos de cinema convencionais, alguns deles patentes ao público pela primeira vez no Funchal e que cobrem áreas tão diversas como sócio-economia (Ciclo de cinema Sócio-Economia), parto natural (Freedom For Birth), espírito comunitário (Transição 2.0) e educação (Educação Proibida).

De 12 a 14 de Setembro, o Espaço 116 promove o ciclo de cinema sócio-economia, em que filmes como ‘Dividocracia’, ‘Catastroika’ e ‘Donos de Portugal’ serão exibidos às 21h30 no Espaço 116. Mais informações em: http://www.facebook.com/events/402282109826529/´. A entrada custa 1euros/pessoa.

Dia 20 de Setembro ocorrerá a estreia mundial do documentário: Freedom For Birth pelas 20h30, no Espaço 116, uma iniciativa de Maria José. Este documentário pretende chamar à atenção para a necessidade de mudança no mundo da obstetrícia, que em muitos países viola os direitos da mulher poder escolher onde e como ela dá à luz.
O documentário conta a poderosa história de Agnes Gereb, uma parteira húngara que foi presa por ter ajudado as mulheres a terem a possibilidade de escolherem a forma como queriam parir. O documentário também conta como uma mãe húngara, Anna Ternovsky, que queria um parto em casa com Agnes, levou seu país ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e ganhou um caso histórico que poderá ter mudado o mundo!
Vejam o trailer do documentario em: http://www.youtube.com/watch?v=0-U_6AM6EVs.

É solicitado um donativo 1-2euros por pessoa. Para inscrições e informações: murjeh@uma.pt

Segue-se a vez do filme ‘Transição 2.0’ lançado no final de 2011, o qual apresenta soluções criativas e inspiradoras para os tempos de crise actuais, filmadas em diversas partes do mundo. Toda a filmagem foi realizada localmente diminuindo custos de produção e minimizando impacto ambiental. O filme será exibido às 20h30, no dia 21 de Setembro. É solicitado um donativo 1-2euros por pessoa. Para mais informações: https://madeiraemtransicao.wordpress.com/

Para finalizar o mês de Setembro em grande, no dia 28 de Setembro é exibido pela primeira vez no Funchal (Espaço 116), o filme ‘Educação Proibida’, uma iniciativa de José Montero. É um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas, não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo.

‘A Educação Proibida é um projeto realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e que embarcaram numa pesquisa que cobre 8 países realizando entrevistas com mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. A Educação Proibida propõe-se a lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.’ Mais informações brevemente em: http://www.facebook.com/pages/Espa%C3%A7o-116/372536296139205

Advertisements