Trocar um punhado de sementes de girassol por uma mala de senhora, uma papaia por uma boleia de carro, um dvd por um transporte de material, 4 paletes de madeira por lenha, plantas aromáticas por horas de serviço, rissóis por massagens, um peluche gigante por um pacote de sumo, aulas de português por aulas de inglês e muitas outras trocas pouco usuais, aconteceram nas últimas Feiras de Trocas ‘Believe’, no Funchal.

As Feiras de Trocas ‘Believe’ são eventos mensais, que têm como objectivo promover os valores de altruísmo, partilha e comunicação na comunidade envolvida, através da troca de bens e/ou serviços, sem utilizar dinheiro. Procuram levar o público madeirense a locais pouco conhecidos como é o caso do fantástico jardim da Quinta de São Roque da Universidade da Madeira, em São Roque, onde irá decorrer a próxima edição da Feira de Trocas a 23 de Setembro.

O tema da próxima feira é ‘Acreditar na Paz’ e como tal a entrada da Feira irá reverter para o o Projecto ‘Madeira Voluntária’ (http://madeiravoluntaria.wordpress.com/), o qual tem vindo a apoiar uma série de famílias e terrenos afectados pelos incêndios do Verão 2012, não só através de campanhas de limpeza e recuperação nas áreas atingidas, mas também através de donativos de uma série de bens às famílias atingidas. Em preparação está também um viveiro de árvores/plantas para reflorestação das áreas ardidas. Para mais informações consultar o blog da feira em: http://feiratrocasmadeira.wordpress.com/ ou evento no facebook: http://www.facebook.com/events/465058056861916/

A Feira tem início às 15h00 com as trocas de bens e/ou serviços entre os participantes. Existirão uma série de actividades a decorrer durante a feira como Yoga do Riso, Quiromassagem, Chi Kung, Reflexologia, Shiatsu, bem como actividades para crianças (A Hora do Conto, Yoga e Shiatsu para Crianças, Workshops diversos). Os participantes são ainda convidados a participar na realização de um mural com o tema da Paz. A Feira de Trocas termina por volta das 18h30 com um espectáculo musical.

Este evento está a ser organizado pelo Grupo de Transição da Madeira (https://madeiraemtransicao.wordpress.com/) e conta com o apoio/colaboração de várias instituições/projectos nomeadamente a Universidade da Madeira, Câmara Municipal de Santa Cruz, Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, Associação PATA, Escola de Yoga do Funchal e Banco do Tempo da Escola Secundária Jaime Moniz.

Anúncios