No próximo dia 1 de Dezembro irá decorrer o 5º Permablitz na Madeira, na Travessa do Ribeiro Francês (Santa Cruz) a partir das 15h (saída do Funchal às 14h30).

Os Permablitz são eventos gratuitos que têm como principal objectivo promover o espírito de comunidade, entre-ajuda, partilha de conhecimentos e disseminar a permacultura. São eventos que contam com a supervisão de um permacultor ou alguém que possua alguns conhecimentos básicos de permacultura de forma a orientar as actividades em curso. Procura-se de uma forma geral realizar tarefas que sejam relevantes para os proprietários dos locais alvos de um permablitz, mas que também sejam de interesse geral e possam levar os seus participantes a aprofundar/partilhar um pouco os princípios e técnicas de permacultura.

No próximo dia 1 de Dezembro, dependendo do número de participantes, está previsto decorrer: 1) limpeza da terra de um tanque que irá alimentar um viveiro de plantas/árvores de fruta comunitário, terrenos agrícolas e futuro banco de terras. 2) corte de silvado e semeio de centeio, trevo branco e luzerna de forma a recuperar terreno que ardeu no Verão devido aos incêndios. 3) Acabamento de sistema de filtragem de águas cinzas de casa-banho que irá alimentar círculo de bananeiras. 4) plantação de maracujás numa cama elevada.

Existirão ainda actividades em simultâneo para crianças. No final teremos um lanche partilhado, pelo que sugerimos que todos os participantes tragam algo para comer.

A participação neste evento é gratuita, no entanto é obrigatório uma inscrição por email: permaculturamadeira@gmail.com.

Observações/Material: Quem quiser participar na limpeza do tanque tem de trazer obrigatoriamente roupa para trocar, botas de água, luvas.

Quem puder trazer podões para o corte de silvado agradecemos!

Ficam aqui algumas imagens dos trabalhos em curso nesta localidade e que serão reforçados no próximo Permablitz de Dia 1 de Dezembro.

Limpeza de tanque de água

Nesta foto é possível verificar área de terra removida e área não removida.  Actualmente o poço encontra-se com cerca de 50% de terra no seu interior. A terra é removida para o exterior com baldes e auxílio de roldanas.

Círculo de bananeiras

Nesta foto é possível visualizar o tubo que vem do sistema de filtragem das águas cinzas. No permablitz será concluido o sistema de filtragem, uma vez que o círculo de bananeiras já efoi realizado (foto mais abaixo)

 

Anúncios