Este sábado vai decorrer o 5º e último Permablitz na Madeira em 2012. Regressamos ao local do primeiro Permablitz realizado na Ilha e como tal é possível ver como o trabalho realizado no 1º Permablitz cresceu de tal forma, que esta localidade não é mais a mesma 🙂

Será possível visitar o jardim de plantas aromáticas e participar na segunda fase deste jardim: recuperar metade do terreno com uma mistura de centeio, luzerna e trevo branco, após eliminar as silvas. Ou simplesmente participar na realização de um sistema de filtragem das águas cinzas que irá alimentar um círculo de bananeiras. Quem quiser poderá praticar a sua performance numa cama elevada à imagem e semelhança das camas elevadas que vimos no filme do Geoff Lawton – Urban Permaculture, com jornais. Para quem quiser ficar em forma, poderá participar na limpeza de um tanque de água que irá alimentar um viveiro de plantas comunitário, terrenos agrícolas. Estas actividades decorrem em simultâneo pelo que cada participante escolhe qual a actividade em que quer participar.

Para os mais pequeninos temos, claro o jardim de plantas aromáticas onde poderão descobrir algumas plantinhas, rãs, etc, etc… plantar duas figueiras e tanahh, tanahhhh um baloiço vermelho com uma vista fantástica!

Coff… Cofff… pronto, está bem, o baloiço não é só para as crianças… Na verdade, o baloiço vermelho, foi uma proposta de Irena Valesová, Voluntária do Serviço Voluntariado Europeu e trata-se de um projecto internacional em que monta-se um baloiço vermelho num espaço público, coloca-se no site do projecto (http://redswingproject.org/) e voilá, qualquer pessoa pode utilizá-lo.

Esperamos por vocês no próximo dia 1 de Dezembro! Inscrições para: permaculturamadeira@gmail.com


Advertisements