Somos um grupo de pessoas residentes na Ilha da Madeira que quer contribuir para melhorar a sua comunidade, através da partilha de ideias, sonhos, observações, conversas… Com esta partilha, procura-se criar condições para que projectos e iniciativas que contribuem para a transformação positiva da comunidade possam germinar e transformar-se em sementes de mudança.

Estamos no início da caminhada, num registo experimental e de partilha. Todos são bem-vindos!

Encontram-se activos os seguintes grupos de trabalho (por ordem alfabética):

Ciclo de Cinema do Grupo Transição Madeira: serão exibidos periodicamente filmes sobre variados temas com o objectivo de consciencializar, sensibilizar, estimular novas ideias, ações/projetos que contribuam positivamente para a nossa comunidade. Isabel Pinto, Manuel Vicente, Maurília Cró.

Círculo de Proximidores: Manuel Vicente, Ana Isabel

Danças Europeias: As Danças Tradicionais Europeias têm origem em aldeias europeias onde as pessoas se juntam e expressam a sua cultura na forma da dança. São uma actividade em crescente expansão na Europa, uma vez que para além de promoverem a recuperação de um património ancestral riquíssimo, potenciam o diálogo intergerações e intercultural, contribuindo fortemente para o espirito comunitário das pessoas envolvidas. Alexandre Martins, Isabel Pinto, Margarida Sousa, email de contacto:  danca.europeia.funchal@gmail.com.

Feira de Trocas: é um evento de trocas local baseado nos princípios da reutilização, redução do consumo, economia livre, solidariedade e entreajuda local. O princípio da troca é de que se dê uma nova vida a objectos ou bens aos quais já não damos utilidade, trocando por outros em circunstâncias idênticas, por forma a satisfazer ambos os intervenientes. Sempre que possível procuram-se integrar outras actividades paralelamente a este evento, como workshops e danças europeias. Margarida Sousa, Helena Andrade, Gil Freitas, Margarida Meira, Ricardo Pestana, Carla Pestana e Cidália Costa

Grupo Iniciador: Manuel Vicente, Isabel Pinto, Maurília Cró, Helena Andrade, Margarida Sousa

Permablitz: é um momento em que um coletivo de voluntários se junta para transformar um espaço de acordo com alguns princípios de permacultura. É um momento de partilha, de aprendizagem, de união entre as pessoas de uma comunidade e de divertimento. É uma ação gratuita, baseada num princípio de reciprocidade. Ajuda à transformação de uns e serás ajudado na tua transformação. Assim se contribuirá para melhorar as condições de sustentabilidade, autonomia e resiliência. Manuel Vicente, Maurília Cró, email de contacto:  permaculturamadeira@gmail.com

Viveiro de árvores de fruta/plantas aromáticas comunitário: Margarida Sousa, Hugo Sousa, Ricardo Pestana, Margarida Meira, José Montero (Manuel Vicente?)

Ainda temos participado no Projecto ‘Madeira Voluntária’, de apoio a famílias e terrenos afectados pelos incêndios 2012, mais informações em: http://madeiravoluntaria.wordpress.com/

O que é uma localidade em transição?

É um lugar onde há um processo liderado pela comunidade. Isso ajuda a que a aldeia / vila / cidade / vizinhança se torne mais resiliente.

O que é ser resiliente?

É a capacidade de permanecer em equilíbrio após sofrer grandes pressões, ou seja, é a habilidade que existe num sistema que lhe permite lidar com problemas sob pressão mantendo o equilíbrio. Em suma, são comunidades que resistem melhor a impactos externos e tendo a capacidade de retomar o seu funcionamento e de melhor se adaptarem ás alterações a que foram sujeitas.

Mais informação em: http://www.transitionnetwork.org/support/what-transition-initiative